Ser penedo é ser por fora o que se é por dentro (Teixeira de Pascoaes)
... é como ser transparente.

3 de outubro de 2008

Torres Altis - A Mentira dos Poderes

A Mentira dos Poderes


Fernando Gomes = Nuno Cardoso = Ricardo Figueiredo (Rui Rio)?

Quando o vereador Ricardo Figueiredo despacha o licenciamento das 3 Torres Altis na Av. Diogo Botelho não mediu bem o impacte que tal medida provocaria numa cidade que, mau grado uma infeliz apatia cívica, ainda não morreu para a prática democrática. A indignação cresce, e nós aqui estamos para lhe dar eco e redundância, pois parece-nos que meses atrás após uma votação histórica da cidade num novo gestor, essa mesma cidade não pode admitir as velhas desculpas, as velhas práticas aos recém-eleitos.
Recém-eleitos e não refém-eleitos foi o que o Porto quis e é o que o Porto exige, assim o vereador Ricardo Figueiredo, imediatamente após receber notícia de que o processo das torres iria ser analisado pelo DIAP (Ministério Público), e aproveitando o período de férias (das suas também), decidiu de forma não corajosa e demissionária dos seus deveres e promessas (entrevista à SIC de Maio), licenciar uma obra que ultrapassa em 85,6% a permissão de construção do PDM de 1999 e em 47,3% de área de construção das Normas Provisórias de 2002, isto tudo para além de a citada construção estar a ser implantada em terrenos expropriados por interesse público, pela Câmara, para construção de ruas e jardins.
O comunicado dos moradores abaixo publicado é elucidativo e esclarecedor.
Rui Rio tem pela frente o seu desafio mais importante nesta fase de mandato, diremos mesmo, uma oportunidade histórica de avançar pelo caminho anunciado de um novo urbanismo e uma nova cidade. A impunidade de gestores autárquicos, empreiteiros e outros agentes da construção tem de acabar.

Sem comentários: